A Engeplus

Criada em 13 de junho de 1985, com o propósito de prestar serviços de consultoria e elaboração de projetos em diversas áreas...

Leia Mais

 

Noticias

ENGEPLUS PRESENTE NAS OFICINAS DO PLANO DOS RIOS PARAMIRIM E SANTO ONOFRE

 

O Consórcio Hydros-Engeplus promoveu, em conjunto com o Comitê de Bacia e o INEMA, contratante do Plano de Recursos Hídricos (PRH) e Proposta de Enquadramento (PE) de Águas das Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre – afluentes do rio São Francisco – oficinas de diagnóstico. Os eventos tiveram como objetivo oportunizar à população da região hidrográfica um momento de expor o seu conhecimento local, o qual será incorporado ao plano, quando da elaboração do diagnóstico integrado, que buscará unir o conhecimento técnico ao saber local para subsidiar o planejamento das ações a serem propostas no Plano, bem como a Proposta de enquadramento. As oficinas, realizadas em Xique-Xique, Ibotirama e Paramirim, nos dias 7, 9 e 11 de novembro, respectivamente, foram organizadas em três momentos:

 

Apresentação da Leitura Técnica Preliminar sobre a Bacia: Nesse momento a Coordenação apresentou uma leitura preliminar sobre as Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre, demonstrando com fotos e informações locais que a Equipe está percorrendo a Bacia e buscando compreender a dinâmica hídrica, a relação entre oferta e demanda e os conflitos presentes. Com isso, busca-se planejar com o Comitê e a Sociedade o melhor PRH e a melhor PE para as Bacias Hidrográficas, nas condições atuais de informações disponíveis e análises possíveis.

 

Diálogos Temáticos nos Grupos: formação de quatro grupos temáticos com o objetivo de compreender o universo de conteúdo e complexidade do PRH e da PE: Grupo 1) Conservação da Água; Grupo 2) Modos e Meios de Vida das Comunidades e a Relação com as Águas; Grupo 3) Gestão das Águas (Instrumentos da Política); e Grupo 4) Desenvolvimento Econômico e Uso Sustentável das Águas (Ênfase nos Usuários e na visão da água como elemento de desenvolvimento social e econômico).

 

Apresentação dos Grupos Temáticos em Plenária: Nesse momento os participantes conheceram o que foi produzido pelos demais grupos e ainda realizaram contribuições.

 

As oficinas contaram com a presença de especialistas do Consórcio Hydros–Engeplus, afim de contemplar todas áreas do conhecimento envolvidas na elaboração do PRHPASO e PEPASO, de tal forma que a sociedade tivesse a oportunidade de esclarecer dúvidas e falar diretamente com os responsáveis pelo desenvolvimento dos estudos. Entre os presentes, o Geólogo André Bonacin, o Biólogo Bruno Anjos, a Eng. Ambiental Carolina Schreiner Heck, a Bióloga Daniela Reitermajer, o Eng. Juan Ramseyer e a arquiteta Roseane Palavizini, além dos atores sociais das bacias e representantes do INEMA e do CBHPASO.

Home